terça-feira, 17 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO

Na oração que Jesus ensinou a seus discípulos como um padrão ou modelo para se entender os princípios divinos, encontramos as seguintes palavras "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6.14-15)
 Este ensinamento do Mestre nos revela um princípio espiritual muito sério: Deus trata você de acordo com a maneira como você trata o seu irmão. Por isso, ficamos sabendo de uma verdade muito importante: Quando éramos perdidos e nos arrependemos de nossos pecados, porque cremos em Jesus e o aceitamos como Senhor e Salvador fomos perdoados de todos os nossos pecados e nos tornamos filhos de Deus, pela graça, isto é, de graça, sem nenhum pagamento ou critério de justiça. Porque Deus é misericordioso Ele resolveu nos perdoar. Porém, a partir do momento que, já como filhos, tivermos algum tipo de atrito ou conflito entre irmãos, que venha gerar pecado, Deus só nos dará o perdão se perdoarmos a quem nos ofendeu.
Precisamos aprender a usar o mesmo critério de Deus – misericórdia.Aprendemos também que Deus deseja que tratemos uns aos outros da forma como Jesus nos tratou. Em Efésios 4:32 lemos “ ... sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês”.A única barreira que o Senhor colocou para não atender as suas orações é se você guardar rancor e ressentimento.
Veja o que diz Salmos 66:18 “Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido.” Se você não perdoa aos outros também não é perdoado e nem suas orações são ouvidas. Porque acontece isso? O problema é que quando você reluta em perdoar você está dizendo que é perfeito e pode cobrar perfeição dos outros. Esta atitude mostra que estamos querendo que seja feita justiça pelo mal que sofremos. Esquecemos que se nosso problema foi resolvido pela graça, isto é, fomos perdoados não pela justiça, mas pela misericórdia, também temos que resolver o problema com a outra pessoa concedendo-lhe perdão pela graça, sem exigir justiça.A conseqüência de se declarar perfeito, exigindo que seja feita justiça para nosso caso, é que saímos da posição de pecadores e achamos que estamos certos e por isso já não necessitamos da graça de Deus. Desta forma não podemos ser perdoados porque Deus somente perdoa a pecadores.
  Em Mateus 5:8  Jesus diz : Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; então por decisão e não sentimento, eu perdoo cada palavra, cada atitude que me ferir, pois esta é a vontade do Pai, reconhecendo que de alguma maneira, eu também cometi o mesmo feito. Somente pela capacitação do Espírito Santo é que conseguimos porque, de nós mesmos, não chegaremos a lugar nenhum! “NÃO QUE, POR NÓS MESMOS, SEJAMOS CAPAZES DE PENSAR ALGUMA COISA, COMO SE PARTISSE DE NÓS; PELO CONTRÁRIO, A NOSSA SUFICIÊNCIA VEM DE DEUS”. (2 Co. 3:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário