sexta-feira, 22 de abril de 2011

Joquebede



Joquebede, uma mulher de Deus, uma mulher cheia da paz do Senhor.
Êxodo 2:1-10

Atualmente vivemos dias de angustia, dias de aflição. Somos assolados o tempo todo: a gripe atual, a crise financeira, desemprego, vícios, enfermidades, enfim, o diabo tem agido covardemente. Como passar por tal tribulação em paz?
Gálatas 5:22 diz “mas o fruto do espírito é paz”, Por que permitimos então que as pressões e os problemas nos privem da paz?
(Romanos 5:1) - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 
A palavra diz que temos paz com Deus quando aceitamos a Jesus como Sr., precisamos também ter a paz de Deus, Jesus disse (João 14:27) - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 

Jesus é a fonte de paz. Joquebede foi cheia da paz do Senhor quando soube que estava grávida em um momento em que havia um decreto de morte para todo menino hebreu que nascesse. Creio que em certo momento ela temeu, creio também que ela orou e rogou ao Senhor um escape, uma providência, e sabemos que o Senhor agiu de modo sobrenatural.
(Jó 22:21) - Apega-te, pois, a ele, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem. Nossa paz decorre do fato de conhecermos Jesus, o Príncipe da Paz.

Necessitamos da qualidade de paz que vem de Deus. (Filipenses 4:7) - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.  A paz de Deus que excede todo entendimento inundou o coração de joquebede no momento em que ela viu seu bebê sendo retirado da água pela princesa egípcia. Miriã foi tomada de sabedoria e fez com que sua mãe amamentasse seu bebê. Que alegria. Poderia desfrutar de seu filho em paz.O senhor tem promessa de paz para aquele que o ama e guarda seus mandamentos.

*Onde necessitamos de paz? : No relacionamento com nossa família, na escola, trabalho, na mente, no coração. A paz vem de Deus, mas cabe a nós receber e conservá-la. Se houver ciúme, inveja, amargura e discórdias, a paz não poderá brotar. Se somos recriminadas e rabugentas, existe guerra dentro de nós. Podemos até ter alcançado a paz com Deus após nos reconciliarmos com Ele, mas não estamos mantendo a paz de Deus em nossa vida.

*A responsabilidade é nossa: Devemos manter a mente fixa em Deus, para que os nossos pensamentos sejam iguais aos pensamentos dele. (Isaías 26:3) - Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

*Aprenda a lançar: Podemos ter problemas, sofrer pressões, experimentar contratempos e desapontamentos, mas a forma que os enfrentamos mostra se temos paz: (I Pedro 5:7) - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

*Você é quem faz sua prisão: (Hebreus 4:9) - Portanto, resta ainda um repouso (descanso) para o povo de Deus. José tinha 17 anos quando foi preso e passou 13 anos em um presídio, mas elevou-se acima das circunstâncias. Ele estava na prisão mas a prisão não estava nele.

Joquebede transmitiu paz aos seus três filhos:Deus usou Moisés para ser libertador do povo de Deus da escravidão do Egito, Arão para ser sumo sacerdote. Sua filha Miriã tornou-se líder das mulheres hebréias, a primeira profetisa e a que dirigia canto nas horas de desalento.
Joquebede foi uma mulher extraordinária que serve de exemplo para as mulheres de hoje com sua contagiante coragem para temer a Deus em vez de homens, em vez de situações, e com uma fé firme nas promessas e na providência de deus. Ela serviu-se da paz de Deus, e sua vida influenciou o mundo  todo por intermédio dos três filhos.

*O verdadeiro caráter vem à tona nos momentos de crise. Somente a mulher que tem paz interior pode ter clareza de pensamento. Quando nos acalmamos, trazemos paz, descanso e tranqüilidade àqueles que nos cercam. (Tiago 3:18) - Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Se quisermos crescer e produzir fruto, necessitamos de paz interior.  

                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário