sexta-feira, 22 de abril de 2011

O CORAÇÃO DE UMA MULHER DE DEUS.

II Reis 4:8-37

Coração Gentil
Vs.08-17--Por ter um coração hospitaleiro e despreendido, o profeta Elizeu ofereceu algo em troca da bondade da sunamita, ela, porém alegou não precisar de nada, mas, após Geazi discernir que ela não tinha filhos, o profeta manda chamá-la e declara que dali um ano ela teria uma criança em seu colo. *Deus observa se em  nosso coração há bondade e amor ao próximo e quando agimos de maneira que o agrada não precisamos pedir nada, Ele sabe o desejo de nosso coração e nos concede.

Atitude Inteligente
Vs.18-23-- Tendo crescido o menino adoeceu e morreu. * Aquela mulher não fez nenhum escândalo, não gritou, não questionou a Deus pelo o que aconteceu, mas agiu de maneira inteligente. Ela sabia a quem recorrer, sabia a quem pedir ajuda. Ela nem informou ao seu marido a tragédia que havia acontecido, não porque ela não o respeitava ou não o considerava, mas porque ela sabia que não mudaria nada ele saber, seu marido não poderia fazer nada por ela. Só quem pode mudar a situação de desespero em nossas vidas é Deus. Há situações em que não podemos e nem devemos esperar que o homem nos ajude, pois somos todos limitados. Só deus tem o poder para reverter toda e qualquer situação.

Garra e Coragem
Vs.24-- Após deixar seu filho morto, ela monta em uma jumenta e diz ao empregado, para que vá pelo caminho e não pare senão quando ela mandar. De Suném ao Monte Carmelo eram cerca de 25 km de distância. Agora, você já se imaginou andando toda essa distância no lombo de uma jumenta? É muita garra. A sunamita diz ao moço que não pare, a não ser que ela mande. Devemos aprender com esta mulher, devemos ter um coração com fé para todas as atitudes em nossas vidas, pois isso nos levará ao milagre. Não podemos parar, recuar e nem desistir de ir ao encontro do milagre ainda que isso pareça difícil, não podemos olhar os obstáculos.

Coração Decidido
Vs.25-26-  É lógico que a primeira atitude foi à tomada de decisão, mais eu falo que ela manteve esta decisão, pois quando Elizeu avista a sunamita vindo a ele fora de hora, ele manda Jeazi a seu encontro para perguntar se estava tudo bem com sua casa, e Jeazi faz isso, mas a resposta da sunamita foi: ESTA TUDO BEM! Então, ela mentiu? Não. Ela se mantinha firme na fé no Deus que Elizeu a ensinou a crer. A sunamita sabia que seu problema só podia ser resolvido pelo profeta, e nessa história o profeta representa Deus, e tem muita gente procurando saída para os problemas através de homens vivos e mortos. Ela estava decidida a falar com Elizeu, e assim ela fez, pois chegando aos pés de Elizeu ela se jogou e chorou amarguradamente. Você já fez isso?  A sunamita tinha um coração decidido a encontrar a solução de seu problema e, diga-se de passagem, um grande problema.Não há outro que possa resolver nossos problemas.

Temente a Deus
Vs. 27-28--Ela se prostrou aos pés do homem de Deus. Naquela época, o profeta era o único acesso direto que havia entre o homem e Deus, hoje o nosso acesso é Jesus. Não precisamos esperar que Deus fale atravéz do profeta, nós podemos falar diretamente com Ele. Algo interessante é que mesmo Elizeu tendo enviado a Geazi, a sunamita diz que em hipótese alguma ela deixaria a Elizeu, pois era no profeta que sua fé estava firmada, o negocio dela era com Elizeu e não com Geazi. E como eu disse o profeta era o representante de Jeová, a eu fico pensando em quantas pessoas acabam saindo dos pés do Senhor e indo aos pés e alguns “Geazi da vida”.    Seja como aquela mulher que tinha um coração de mãe, venha ter um coração temente a Deus, confiando nele e esperando nele. Seja temente somente a Deus.

. Um Coração de Fé Inabalável
     Vs.29-- A sunamita realmente tinha uma fé inabalável, largar o filho morto, viajar no lombo de um jumento 25 km, e enfim se prostrar diante do homem de Deus.Após conseguir parar de chorar a sunamita olha para Elizeu e diz para ele: “acaso eu te pedi algum filho?”. Realmente ela não havia pedido filho a Elizeu. Ela sabia que o que Deus deu Ele também se encarregará de cuidar. Você talvez você  tenha um morto em sua casa, que precisa do agir de Deus  urgentemente. Não olhe para o estado em que essa pessoa se encontra, mas olhe para o único que pode  trazer novamente a vida a essa pessoa. Muitos morreram por causa da idolatria, vícios, incredulidade, não importa qual seja o motivo que levou essa pessoa a morte espiritual, faça como a Sunamita. A bíblia não menciona a causa da morte daquela criança, mas, menciona as atitudes que  a Sunamita teve que resultou num grande milagre. Vá até os pés de Jesus e clame pelo seu milagre. Não se detenha na frente de ninguém nem murmure. Você seria capaz de dizer que está tudo bem estando com um filho morto em seu quarto? Ela não olhou para a situação, ela foi em busca de uma solução, de um milagre.

Deus não muda nunca, Ele atendeu ao coração angustiado daquela mulher, também atenderá o seu.   Deus entende o nosso coração .  
                
    O coração de Jeová: que deu seu único filho por nós. 
    O coração de Jesus: que deu sua própria vida por nós
    O coração do Espírito Santo: que deixou o seu para gemer na terra por nós.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário