terça-feira, 12 de abril de 2011

Auto-estima, para um ser saudável!



Auto-estima... esta palavra tão mencionada!! Acredito que a auto-estima é um elemento importante para o bem-estar psicológico de cada indivíduo. Sendo ela a maneira como cada um se autovaloriza, começa a formar-se na infância a partir da forma como as pessoas nos tratam. A baixa auto-estima leva à baixa auto-confiança, isto proveniente das experiencias passadas que de algum modo nos influenciaram como indivíduo. A baixa auto-estima além de intreferir com as vivências cotidianas, poderá ser por vezes também incentivo para anular desafios ou oportunidades que surjam, não por falta de competências da pessoa mas sim pela auto-avaliação negativa. Assim, a baixa auto-estima torna-se um peso que mantêm as pessoas prisioneiras a sentimentos de inferioridade. Com isto, gostaria de compartilhar com cada uma das mulheres as caracteristicas que marcam uma pessoa com a auto-estima saudável:
- Em primeiro lugar, a mulher descansa no fato de saber que pertence a Deus;
- Mantém relacionamentos saudáveis;
- Ousa submeter-se ao seu chamado ministérial, entre outros.
Na verdade, Deus não avalia o valor das pessoas como nós o fazemos. Enquanto nós temos a tendência de olhar para o exterior, Deus olha para o interior. Pois apesar de serem muitos os que olham, são poucos os que realmente vêem as nossas qualidades. Posto isto, gostaria de animar-vos dizendo que o segredo da auto-estima saudável é reconhecer que Deus nos estima, considera-nos mulheres preciosas de um grande potêncial, seja a nível familiar, conjugal, nas nossas tarefas cotidianas e em tudo o que o Senhor propôr nos nossos corações.
Não permitas que destruam a tua saúde emocional, pois a auto-estima é o resultado de reconhecer o valor próprio, expressar os sentimentos sem medo e empenhar-se para realizar as tarefas com coragem e amor.
Evite comparações e não aceite que ninguem denigra tua imagem, aquele que o faz está agredindo o coração do Senhor, pois tú és a imagem e semelhança de Deus.


                                  -Adoradora de Cristo - Ágata
                                                                                                    blog retrato beleza feminina

Um comentário: