sexta-feira, 22 de abril de 2011

A RENOVAÇÃO



A maior longevidade entre as aves pertence à águia. Contudo para chegar aos 70 anos, tem que passar por espantosa renovação.

Aos 40 anos as unhas estão compridas, flexíveis e já não conseguem agarrar suas presas. O bico está alongado e pontiagudo e se curva contra o peito. As penas das asas estão envelhecidas, grossas, pesadas e ela já não consegue voar com a mesma desenvoltura.

Nesse momento confronta com duas alternativas: morrer ou enfrentar 150 dias de um difícil processo de renovação, o qual consiste em recolher-se a um ninho próximo a um paredão no alto da montanha, parando de voar temporariamente.

Começa sua renovação que só se efetiva porque outras águias provêem sua alimentação.

Então ela bate o bico contra a parede ate arrancá-lo. Espera nascer um novo bico com o qual arranca suas unhas e as velhas penas do corpo. Espera as unhas crescerem, arranca as penas que o bico não alcançou. Cinco meses se passam para o ciclo de renovação se complete, quando a águia se lança ao famoso vôo de renovação para viver mais 30 anos.

Também temos tempos de renovação, no momento em que enfrentamos a necessidade de romper com o que é velho e cristalizado. Não se trata de abandonar o velho, mas de romper com suas amarras, tirando proveito das lembranças, costumes, hábitos, paradigmas e outras tradições que causaram (e causam) dor sem, contudo, se sujeitar as suas imposições ditatoriais,

Livres das cadeias do passado cristalizado podemos realizar um processo de renovação efetiva e de transformação que nos aproxima da sabedoria incomum. Não perca as oportunidades de renovação que a vida, generosamente, insiste em lhe oferecer.




LIÇÃO DA ÁGUIA PARA NOSSAS VIDAS

Outras águias provêem sua alimentação: Intercessores que se levantam em jejum e oração por aqueles que necessitam de um toque de Deus. Teremos cobertura espiritual.
(Isaías 62:1-6) - Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa. - Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao SENHOR, não haja descanso em vós.

Bate o bico até arrancá-lo: Temos que arrancar o velho hábito de dizer o que aborrece a Deus: Não murmurar, não praguejar, não questionar, não amaldiçoar, precisamos decidir fazer de nossa boca fonte de bênçãos:
(Salmos 141:3) - Põe ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.
(Salmos 34:1) - LOUVAREI ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.

Com o bico novo arranca suas unhas: As palavras de nossa boca podem nos levar a uma grande
Comunhão e intimidade com nosso Deus e assim seremos conduzidos a lugares que Ele tem preparado para nós, porque Ele tem nos chamado :
 (Lucas 1:79) - Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
(Romanos 10:15) - E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

E arranca as velhas penas do corpo: (II Coríntios 5:17) - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
(Romanos 8:10) - E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
(Romanos 6:13) - Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

Deus nos chama para uma renovação no espírito, na alma e no corpo, para que venhamos testemunhar de Sua grandeza, de Seu amor e glória.
(Isaías 61:3) - A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.
Deus te chama hoje para viver o ciclo de renovação que Ele tem para você. Assim como a águia, esteja disposto a renovar o seu bico (modo de falar), suas unhas (onde andar) e suas penas (proceder do corpo) a fim de saltar como a águia para um vôo na qual experimentará o sobrenatural que o Senhor tem para você. (Isaías 40:31) - Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Ouça a voz do Senhor e escolha atender ao Seu chamado.


Um comentário:

  1. Querida poetisa ,Parabéns pelo seu jeito peculiar de escrever sobre a esperança ,a força ,a VIDA ,
    amei ler seus escritos eles contem uma energia positiva que nos faz sentir mais forte ,mais capaz..
    Obrigada pelo carinho no meu bolog.
    Aplausos poéticos e beijos

    ResponderExcluir